Páginas

quinta-feira, abril 08, 2010

Gibson -A vida de uma gigante do Rock

Biografia
A casa de guitarras Gibson elétrica hoje é "Gibson E.U.A.", construído em 1974 em Nashville especificamente para a produção de guitarras Gibson Les Paul.
Embora a indústria de guitarra todo passou por uma queda no final dos anos 70, o espírito de inovação permaneceu forte no Gibson. Em resposta a uma procura crescente de estilos vintage, Gibson bateu sua rica história e relançou o dot-pescoço versão da ES-335, em 1981, e os Flametop sunburst Les Paul em 1982. Ao mesmo tempo, dois guitarristas Gibson juntou-BB King, em 1980, com o modelo Lucille e Chet Atkins em 1982 com seu novo conceito de um corpo sólido de guitarra acústica.

Gibson sede mundial mudou-se para Nashville em 1984, com o fechamento da fábrica de Kalamazoo. A empresa com dificuldades financeiras foram resgatados em janeiro de 1986 por Henry Juszkiewicz e David Berryman, e os novos proprietários rapidamente restabelecido Gibson reputação de qualidade, bem como a sua rentabilidade.

Hoje, a guitarra elétrica Gibson representam a história, bem como o futuro da guitarra elétrica. Os modelos cujos desenhos se tornaram clássicos, a ES-175, ES-335, Flying V, Explorer, Firebird, SGs e Les Pauls, são um testemunho de grande apelo de Gibson, que englobam mais de quatro décadas de estilos musicais. estreita relação com os músicos de Gibson é evidente nos modelos de aprovação do rei, Atkins e grandes nomes do jazz Howard Roberts e Herb Ellis, além de novos Les Pauls feitas para as especificações pessoais de estrelas do rock Jimmy Page e Joe Perry. Em 1994, ano do centenário da Gibson, o novo modelo Nighthawk ganhou um prêmio da indústria de design, definindo o cenário para uma segunda cem anos de Gibson qualidade e inovação.


Artistas com linhas próprias

São poucos os guitarristas que tem a sua própria linha de guitarras Gibson®, e essas edições limitadas são mais do que o nosso sonho de consumo(reles aspirantes a megaultraguitarriastas).
SLASH LES PAUL STANDARD
Gibson Guitars está orgulhosa de apresentar duas novas guitarras na sua já impressionante linha de guitarras Slash Signature Les Paul. Desta vez, Gibson está indo para o ouro com o Slash E.U.A. Gibson Les Paul Goldtop e Epiphone Slash Les Paul Classic Goldtop. Os dois novos Limited Edition Guitarras são concebidos e produzidos em estreita cooperação com Slash e estão destinados a se tornar clássicos instantâneos.

Zakk Wylde
Desde seus primeiros trabalhos com Ozzy Osbourne, a sua reprodução seminal com o Black Label Society. Uma técnica que exige furiosa e agressiva uma guitarra para jogo. Gibson Custom tem a honra de trabalhar com Wylde para criar uma guitarra que possui gráficos bullseye sua marca registrada, EMG pickups humbucking e matérias-primas, pescoços inacabado. O Zakk Wylde Les Paul da Gibson Custom é a melhor arma para guitarristas que procuram cortar qualquer coisa de metal para os estilos grunge shred-primas.


Jimmy Page

Jimmy Page "número dois" Les Paul
Todo músico sabe que o final dos anos 50 Sunburst Les Paul Standards são duras o suficiente para vir por como ela é. A obtenção de uma pura e exemplar "59" Burst e modificá-lo para um desempenho elevado e amplamente expandido opções tonal? Inédito ... a menos que, naturalmente, você seja Jimmy Page. Isso é exatamente o que o lendário guitarrista do Led Zeppelin, talvez o mundo o mais icônico usuario da Les Paul, fez com sua própria '59 Les Paul Standard, e agora, graças ao esforço extremo da Gibson Custom Shop e da cooperação íntima de Jimmy Page se-a artista consagrado "Número Dois" Les Paul está disponível para os meros mortais, na forma da Custom Shop Jimmy Page "Número Dois" Les Paul. Produzido em números estritamente limitada, com dois níveis de envelhecimento, esta guitarra capta o olhar, sentir, som e versatilidade de um dos maiores artistas de propriedade Les Pauls de todos os tempos, e é provável que desapareça de concessionários Gibson no registro tempo.
Fonte:www.gibson.com

SG

O corpo da SG é produzido em mogno. Bem mais fino que o da Les Paul tradicional, sem frisos, com dois chifres pontudos e com um acesso às últimas casas muito superior ao de sua antecessora. quando introduzida, a SG vinha equipada com 2 ou 3 captadores humbuckers, um tremolo vibrola e um pequeno escudo de 5 camadas na parte inferior do corpo. Os controles individuais de cada captador para timbre e para volume também eram encontrados na SG. Já em 1967 a SG foi ligeiramente redesenhada para funcionar com um escudo bem maior, que cobria praticamente todo o topo da guitarra. Este escudo é padrão nas SG Standart atualmente.

O perfil do braço da SG era semelhante ao da Les Paul de 1960, muito mais fino do que os encorpados braços que eram padrão da Gibson nos anos 50. Ainda hoje é considerado por alguns como o braço mais veloz do mundo. O equilíbrio da SG também é bastante diferente do encontrado nas guitarras Les Paul pois o posicionamento do pino de correia do é bastante diferente. Nas "SG"s o pino de correio encontra-se na parte traseira da guitarra, ao invés da lateral, como na maioria das guitarras. A quantidade reduzida de madeira no corpo também influenciou no balanço do instrumento, que frequentemente é mais pesado no braço que no corpo, tendendo a cair pelo braço quando tocada em pé.


Les Paul

O modelo Les Paul representa uma parceria entre a empresa de guitarras Gibson, sob a presidência de Ted McCarty, e o astro pop, inventor de eletrônica e guitarrista de jazz, Les Paul.

Les Paul apresentou um protótipo a diretoria da Gibson e, para sua decepção, a guitarra não agradou e foi deixada de lado pois o foco naquela época era para guitarras semi-acusticas da própria Gibson. Só que em 1950 a Fender lançou o modelo Telecaster (inicialmente se chamava Broadcaster) e como se tornou logo um sucesso de vendas, a Gibson então resolveu investir na Les Paul, que acabou se tornando um ícone.

wikipedia.org


Carlitos



1 comentários:

Abramo disse...

Gibson Les Paul sonho *0*, Gibson SG realidade o/

8 de abril de 2010 às 09:28
:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

 
Music From Hell | by TNB ©2010